PASTO DO PEDRINHO: Mais uma vitória do Bom Senso – As gerações atuais e futuras agradecem[1]
Prof. Ms. Gabriel de Melo Neto[2]
O "Movimento em Defesa da Criação do Parque Ecológico Municipal no Pasto do Pedrinho", obteve mais uma vitória na noite do dia 20/12/2011, na última seção ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão.
Graças aos esforços dos defensores do "Meio Ambiente", o Projeto novamente foi retirado da pauta de deliberações da sessão, e caso fosse votado seria reprovado, pois os Vereadores presentes de “bom senso”, contrários ao Projeto, eram a maioria em plenário. Essa foi a "terceira" tentativa frustrada de aprovação do projeto, a primeira foi em setembro e a segunda há duas semanas.
Sem qualquer tipo de debate com a sociedade, o Chefe do Poder Executivo Municipal, autor da proposta, continua insistindo em aprovar o Projeto de Lei 56/2011 que altera o Plano Diretor e facilita a destruição do Pasto do Pedrinho e de outras áreas verdes de Catalão. Essa atitude favorece a especulação imobiliária e desrespeita a legislação em vigor, em especial a Lei Federal 10.257/2001 “Estatuto da Cidade”, que segundo o inciso II do 2º artigo 2º, tem por princípio “a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano”. Por isso é imprescindível a realização de audiências públicas, com a participação da sociedade, sob o acompanhamento do Ministério Público.
É necessário o fortalecimento desse Movimento plural, democrático, pluripartidário, que já conta com o apoio de 2.800 pessoas através das Redes Sociais (Facebook), aproximadamente 5.000 assinaturas em Abaixo Assinado, e o envolvimento de dezenas de Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações Classistas, representantes de diferentes religiões, profissionais liberais, operários, estudantes, donas de casa, servidores públicos, empresários, entre outras pessoas e instituições sensatas, preocupadas com a defesa da Qualidade de Vida em Catalão, acima de qualquer outro interesse.
O objetivo do Movimento é a preservação das belezas do Cerrado, protegendo as nascentes e cursos d’água, os Pés de Piqui, Pitanga, Gabiroba, entre outras árvores e arbustos, os pássaros, micos e outros animais. Garantindo uma melhor umidade do ar, o escoamento da água da chuva, e todos os benefícios que o Pasto do Pedrinho há 152 tem possibilitado a cidade. Caso a área seja bem cuidada, através da criação do Parque Ecológico, recebendo toda a infraestrutura necessária, o Meio Ambiente e a População serão respeitados, atendendo dessa forma, a Constituição Federal em seu Artigo 225, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Vamos continuar trabalhando pela criação do Parque Ecológico Municipal no Pasto do Pedrinho, o coração verde de Catalão!!!! Estamos em tempos de plantar árvores e de cultivar a vida e não de destruí-las.
[2] Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão e da Rede Estadual de Educação em Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário