Quem sou eu

Minha foto
Catalão, Goiás, Brazil
Esqueçam um pouco do que está tão longe! Eu estou aqui! Eu te dou água! Eu não deixo a chuva escoar ferozmente pelas ruas! Eu melhoro o seu ar! Eu quero viver! Eu não quero me vestir em uma roupa concretada pelo neoliberalismo desumano! Eu sou o "Pasto do Pedrinho" que de pasto não tem nada, na verdade sou Cerrado onde a vida brota e rebrota, onde a vida eclode, onde a vida se transforma! Eu sou o "Pasto do Pedrinho", salve-me! (por Maxmiller Cardoso) (Criação do Blog em 25/11/2011, por Rodrigo de Oliveira, contato: rodyz1@gmail.com)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Matéria no Portal Catalão sobre o Ato Público de amanhã, 8

Amanhã, 8/12, acontece no anfiteatro Professor Paulo de Bastos, do Campus da UFG em Catalão, a partir das 19h30, o lançamento do Ato Público em Defesa da Criação do Parque Ecológico Municipal do Pasto do Pedrinho.

No Ato Público serão realizadas as seguintes atividades: exposição da situação atual da área, aspectos jurídicos e ambientais, apresentação das instituições, órgãos e pessoas parceiros da causa, distribuição de adesivos e panfletos e também coleta de assinaturas no Abaixo-assinado que explica a importância da criação de um Parque no local e pede a desapropriação da área o mais rápido possível.

O movimento vem tomando força desde quando um grupo de empresários, engenheiros, professores e estudantes da UFG, além de pessoas da sociedade, simpatizantes da causa, começaram a realizar ações concretas para a defesa da área, que hoje ainda é de propriedade dos herdeiros de Pedro Aires, que era o dono do local. A área é motivo constante de boatos e especulações de que já foi vendida ou de que a mesma será loteada para a construção de condomínios e outros empreendimentos.

Várias trilhas ecológicas já foram realizadas pelos professores e estudantes da UFG, de cursos diversos como Geografia, Biologia, História, Psicologia, e cidadãos que defendem a causa, com o objetivo de delimitar a área real do parque, registrar a fauna e flora existente dentro do bioma cerrado daquele local, além de registrar os problemas que têm acontecido na área, como: muito lixo e entulho nas áreas próximas às residências que delimitam com o Pasto; queimadas constantes na época das secas; trilhas feitas dentro do parque por motociclistas, ocasionando o início de erosões devido às chuvas que escoam pelo local onde passam as motos; lançamento de água suja advinda da lavagem de filtros da ETA – Estação de Tratamento de Água, que fica logo acima ao Pasto, o que também contamina as nascentes que existem no local.

Além das trilhas, os organizadores do Movimento realizaram no último sábado (3), pela manhã, um adesivaço, no principal cruzamento de Catalão, na Rua Egerineu Teixeira com Av. 20 de agosto. Por cerca de duas horas mais ou menos 300 adesivos foram distribuídos e colados nos veículos que passavam pelo local, sendo a aceitação pelo Movimento quase total pelos condutores abordados.

Ontem, 7, haveria, na sessão da Câmara de Vereadores, a votação do Projeto de Lei de nº 56, de 24/08/2011, proposto pelo Poder Executivo, que visa alteração do Plano Diretor da cidade de Catalão, sem a realização de Consulta Pública, o que facilita a destruição do Pasto do Pedrinho, mas o projeto foi retirado de pauta.

Segundo o Professor Gabriel de Melo Neto e Paulo Hummel, empresário catalano, essa batalha foi vencida pelo Movimento graças à mobilização dos participantes defensores da causa, que conseguiram protocolar junto a Câmara um Parecer Técnico elaborado pela AGB – Catalão (Associação Goiana de Geografia), e também graças a colaboração de alguns vereadores e vereadoras presentes, agradecendo especialmente aos vereadores: Deusmar Barbosa, Vanderval Florisbelo, Regina Félix e Vanja Paranhos, que pediram a retirada do projeto da pauta da sessão para mais análises a respeito do mesmo.

Paulo Hummel reforçou: “a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 56, ocorrida ontem na Câmara Municipal, (esse não volta mais!), fortaleceu o nosso movimento e mostrou a importância da nossa causa.”
Na conclusão do Parecer Técnico, que foi entregue ontem aos vereadores, fica clara a destinação que o Movimento quer para o Pasto: a aquisição/desapropriação imediata da área:

(...) Consideramos o Pasto do Pedrinho um Patrimônio Social, Ambiental e Cultural do Povo Catalano e, portanto, somos pela aquisição/desapropriação integral e imediata da área em questão e sua transformação no Parque Municipal "Pasto do Pedrinho" pelo Poder Público Municipal, com o aval do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, por entender que os interesses da população são mais efetivos, necessários e prudentes do que o atendimento à especulação imobiliária, própria de poucas pessoas e/ou empresas em que o bem estar social e ambiental sequer são considerados.

Ato Público em Defesa da Criação do Parque Ecológico Municipal do Pasto do Pedrinho
Dia 8/12/2011, quinta-feira,  19h30min
CaC/UFG, Anfiteatro Professor Paulo de Bastos,

Mais informações sobre o Movimento:

2 comentários:

  1. Ateontem finalmente conheci o Pasto. Apenas um lado dele e ja pecebi o "aterramento" invadindo o brejo. Posso ser leiga nos assuntos da natureza mas nao precisa ser nenhum expert para perceber que esse tal aterro nao açao natural... Tem um dedinho de "serumano" por la...

    ResponderExcluir
  2. Tem alguma petiçao on line rolando na net?
    Divulguem no blog, por favor...

    ResponderExcluir