Quem sou eu

Minha foto
Catalão, Goiás, Brazil
Esqueçam um pouco do que está tão longe! Eu estou aqui! Eu te dou água! Eu não deixo a chuva escoar ferozmente pelas ruas! Eu melhoro o seu ar! Eu quero viver! Eu não quero me vestir em uma roupa concretada pelo neoliberalismo desumano! Eu sou o "Pasto do Pedrinho" que de pasto não tem nada, na verdade sou Cerrado onde a vida brota e rebrota, onde a vida eclode, onde a vida se transforma! Eu sou o "Pasto do Pedrinho", salve-me! (por Maxmiller Cardoso) (Criação do Blog em 25/11/2011, por Rodrigo de Oliveira, contato: rodyz1@gmail.com)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mais um capítulo sobre o Pasto do Pedrinho - MAIS UMA VITÓRIA!

No último dia 14 de dezembro, aconteceu a 1ª Trilha Ecológica do "Movimento em Defesa da Criação do Parque Ecológico no Pasto do Pedrinho" com alunos de escolas de Catalão.

Foi um passeio muito proveitoso segundo o organizador, Professor da UFG/CAC do Curso de Geografia, Gabriel de Melo Neto. Pela manhã cerca de 40 alunos das turmas do 8º e 9º ano da Escola Joaquim de Araújo, juntamente com três professores e o estudante do Curso de História UFG/CAC,Bruno Ulhoa, acompanharam a turma.

A tarde foram 18 alunos do Colégio Estadual Dr. David Persicano, acompanhados por um professor e pelo estudante do Curso de Ciências Biológicas UFG/CAC, Maxmiller Ferreira.

Os alunos puderam conhecer melhor o bioma Cerrado, e as belezas que ele tem, como fauna e flora, e ver a extensão de área verde que tem no coração da cidade. Além de verem também os sinais de degradação que já existem no local, como entulhos, lixo, erosões, assoreamento.

Os alunos foram esclarecidos de como está a atual situação do Pasto do Pedrinho, que ainda é de posse dos herdeiros da família do Sr. Pedro Aires, e como anda o trâmite dos diversos interesses que existem sobre a área, como o da Prefeitura, dos especuladores imobiliários, e principalmente do Movimento de luta para a preservação total da área.

Trilha Ecológica com alunos no Pasto do PedrinhoTrilha Ecológica com alunos no Pasto do PedrinhoTrilha Ecológica com alunos no Pasto do Pedrinho
Trilha Ecológica com alunos no Pasto do PedrinhoTrilha Ecológica com alunos no Pasto do PedrinhoTrilha Ecológica com alunos no Pasto do Pedrinho


Projeto de lei que facilita o loteamento do Pasto vai novamente a votação hoje, 20Segundo dados do grupo de Defesa da Criação do Parque Ecológico Municipal na área do Pasto do Pedrinho, ao contrário do que havia sido acertado em reunião do Movimento com a Promotoria Pública e a Prefeitura, onde se concordou que a análise da transformação da área do Pasto do Pedrinho em uma Área de Preservação Ambiental (APA) seria precedida de estudos e de uma Audiência Pública, a Prefeitura de Catalão, reenviou hoje, 20 de dezembro, à Câmara Municipal, um projeto de lei alterando a classificação da área (projeto nº  56/2011).

O pessoal do Movimento fez um chamado em seu grupo da rede social facebook e também no blog que eles mantém, solicitando a presença de todos hoje na Câmara, para pressionarem os vereadores, que analisarão a matéria a partir das 19 horas.

Em texto transcrito da página do Movimento, um de seus fundadores e organizadores Paulo Hummel, esclarece o que vem acontecendo nos últimos dias em relação a essa mudança da área de APP (Área de Preservação Permanente) para APA (Área de Proteção Ambiental).

Segue abaixo texto na íntegra do que havia sido combinado entre as partes:

“Em reunião promovida pelo Ministério Público com o Movimento pela Criação do Parque Municipal do Pasto do Pedrinho e a Prefeitura (representada pelo Secretário do Meio Ambiente), conforme transcrição da Ata abaixo, acertou-se que o encaminhamento da questão da transformação daquele sítio em uma APA seria objeto de estudos concretos sobre a viabilidade ambiental da unidade de conservação, com a compilação dos estudos já realizados e a realização de outros que se fizerem necessários.

Em conclusão, ficou decidido: Gabriel de Melo Neto, Professor da UFG/CAC, irá agrupar os estudos relativos à área do Pasto do Pedrinho existentes na UFG; o Promotor de Justiça Mário irá verificar no Ministério Público a existência de estudos relativos à área e requisitará da coletoria municipal informações sobre tributos devidos que incidem sobre a área; ao término da coleta dos estudos, serão estes entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que irá sintetizá-los e providenciará a realização dos estudos faltantes. Ao término dos estudos, iniciarão os trabalhos de consulta pública. Nada mais foi dito, encerrando-se esta reunião.”

Segundo Paulo Hummel, contrariando o que ficou acertado, a Prefeitura reenviou o assunto à apreciação da Câmara Municipal.

Terminando suas colocações, o organizador do Movimento, solicitou o apoio de todos que defendem a causa, e os conclama a não permitirem a aprovação desse Projeto de Lei, “que significará a destruição de grande parte do Pasto do Pedrinho, em favor da especulação imobiliária. A área onde especuladores desejam construir um condomínio (com o surpreendente apoio do Prefeitura) é justamente a área onde se pode construir um parque com equipamentos públicos para toda a população. As encostas e a área coberta por floresta não pode em hipótese alguma ser destruída”, afirmou.

Outra questão bem lembrada pelo Professor Gabriel é que “vários vereadores já assinaram o abaixo-assinado que está sendo realizado para a desapropriação e criação do Parque Ecológico Municipal, como a Vanja Paranhos, Regina Félix, Silvano Mecânico, até mesmo o Secretário do Meio Ambiente, Carlos César do Nascimento, já assinou, só que nenhuma audiência pública foi convocada e realizada com a população, para que o projeto de mudança do plano diretor da cidade pudesse ser votado. Agora devemos fazer pressão para que esse projeto não seja aprovado hoje, às 19 horas na sessão da Câmara”, ressaltou.

Resultado na seção da Câmara
Em conversa com o Professor Gabriel após a seção da Câmara, ele disse que o Movimento em Defesa da Criação do Parque Ecológico Municipal no Pasto do Pedrinho obteve mais uma vitória na noite desta terça-feira (20).

Segundo ele, “sem qualquer tipo de debate com a sociedade a prefeitura municipal continua insistindo em aprovar o Projeto de Lei 56/2011 que altera o Plano Diretor e facilita a destruição do Pasto do Pedrinho entre outras áreas verdes de Catalão. Graças aos esforços dos defensores do meio ambiente, o projeto novamente foi retirado da Seção da Câmara dos Vereadores, e caso fosse votado seria reprovado, pois os vereadores presentes, do ‘nosso’ lado, eram a maioria. Essa foi a ‘terceira’ tentativa frustrada de aprovação do projeto, a primeira foi em setembro, a segunda há duas semanas”, esclareceu.

Temos que continuar fortalecendo o nosso Movimento para defender a Qualidade de Vida em Catalão.

(Grifos do moderador do blog)

Matéria publicada no Portal Catalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário