Quem sou eu

Minha foto
Catalão, Goiás, Brazil
Esqueçam um pouco do que está tão longe! Eu estou aqui! Eu te dou água! Eu não deixo a chuva escoar ferozmente pelas ruas! Eu melhoro o seu ar! Eu quero viver! Eu não quero me vestir em uma roupa concretada pelo neoliberalismo desumano! Eu sou o "Pasto do Pedrinho" que de pasto não tem nada, na verdade sou Cerrado onde a vida brota e rebrota, onde a vida eclode, onde a vida se transforma! Eu sou o "Pasto do Pedrinho", salve-me! (por Maxmiller Cardoso) (Criação do Blog em 25/11/2011, por Rodrigo de Oliveira, contato: rodyz1@gmail.com)

segunda-feira, 5 de março de 2012

A respeito da matéria veiculada pela TV Pirapitinga sobre a caminhada do dia 2 de março em defesa do Pasto do Pedrinho

Após assistir a reportagem da TV Pirapitinga, fiquei preocupado com a abordagem dada sobre o assunto pela emissora.

A reportagem informou que havia na manifestação cerca de150 pessoas, mas apenas um dos 6 colégios que participaram do evento, colocaram esse número de estudantes nas ruas e os outros???? Sem ignorar a presença dos estudantes e professores da UFG, e todas as demais pertencentes aos movimentos sociais, igrejas, sindicatos, entre outros setores da sociedade que participaram dessa manifestação em defesa da VIDA.

Informaram que a prefeitura de Catalão não recebeu e nem tem qualquer projeto relacionado a criação de um Parque Ecológico no Pasto do Pedrinho. Mas nos anos de 2003 e 2004, o prefeito em exercício à época elaborou e amplamente divulgou um projeto com esse objetivo, tendo inclusive realizado um deposito em juízo para a compra da área.

Como ignorar o Parecer Técnico Científico, que propõem a criação do Parque Ecológico, elaborado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros AGB – Seção Catalão, através de uma equipe multiprofissional composta por mestres e doutores nas áreas de geografia, biologia, engenharia e ecologia, que foi protocolado em novembro de 2011 junto a vários órgãos do município entre eles Ministério Público, Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, sendo uma cópia enviada para a equipe de Jornalismo da TV Pirapitinga na mesma época.

Outro fato que merece destaque, é que uma reportagem sobre uma manifestação em defesa do Pasto do Pedrinho, dedicou um tempo expressivo, salientado a proposta de criação de um condomínio na área e ainda ignorou a atuação do Movimento que por 4 vezes derrubou na Câmara de Vereadores o projeto de Lei que prevê a mudança na legislação para tal fim. Bem como, o papel decisivo do Movimento em Defesa do Pasto do Pedrinho, na garantia da Audiência Pública, que apenas irá ocorrer graças a manifestação da sociedade catalana que não concorda com a destruição do “Coração Verde” do nosso município.

(Gabriel de Melo Neto, em comentário sobre a reportagem exibida pela TV Pirapitinga no jornal da TV Anhanguera, às 19h do dia 2 de março).

Caminhada em defesa ao Pasto do Pedrinho e Abraço simbólico na área

Foi muito proveitosa e bonita a caminhada feita sexta-feira, dia 2 de março, com início às 9 horas, partindo de frente a UFG. Cerca de 200 pessoas entre alunos e comunidade começaram a Caminhada em frente ao Campus da UFG, até chegar à Praça do Estudante, onde já aguardavam cerca de 500 alunos.

A Caminhada foi uma iniciativa do DACC (Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão) e Centros Acadêmicos da UFG/CaC, e contou com a colaboração de vários colégios entre eles: Escola São Bernardinho de Siena (Paroquial), Nacional, Objetivo, Aprov, Universitário e Colégio Sousa Araújo. Além dos colégios a caminhada contou com a participação dos Movimentos Sociais como: a AGB - Seção Catalão (Associação dos Geógrafos Brasileiros), MCP (Movimento Camponês Popular), representantes do Sintego (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Goiás), SindiCatalão, Simecat (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão), Rotary Catalão, Sindicato do Comércio, além de representantes da Paróquia São Vicente de Paula e da Associação dos Ministros Evangélicos (pastores Daniel e Antônio).

Muito bem organizada, com carros de som, e muitas faixas em Defesa da criação do Parque Ecológico Pasto do Pedrinho, os alunos subiram pela rua que dá acesso ao Pasto e deram o abraço simbólico na área com cerca de 900 pessoas ao todo.

Alunos e comunidade dando "abraço" na área do Pasto do Pedrinho.

(No menu do lado direito do Blog há uma página com o nome "Caminhada e Abraço em Defesa do Pasto do Pedrinho", lá estão várias fotos desse evento).